sábado, 21 de março de 2015

Matrículas - Antecipação ou adiamento da matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico

Todos os dias somos abordados sobre o tema das matrículas. O que recomendo, é disponibilizarem a informação no portal da escola do agrupamento com os devidos documentos. Evitam montes de contactos! Nas situações em que se verifique que os pais não são muito aderentes às internetes, coloquem avisos nas escolinhas... não custa nada!
Alertar de que a data de entrada da matrícula não é fator de preferência...


Pré-Escolar e 1º ciclo - 2015/2016

Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho de 2015

portaldasescolas.jpg



Antecipação ou adiamento da matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
  
Nos termos e para os efeitos do disposto nos nºs 3 e 4 do artº 8º do Decreto-Lei nº 176/2012, de 2 de agosto, e nºs 7 e 8 do artº 4º do Despacho nº 5048-B/2013, de 12 de abril, os encarregados de educação que pretendam apresentar antecipação ou adiamento da matrícula devê-lo-ão fazer no estabelecimento de educação e de ensino frequentado, ou a frequentar, pelo seu educando, até 15 de maio do ano escolar imediatamente anterior.


Para o efeito, os interessados devem apresentar requerimento acompanhado de parecer técnico fundamentado, o qual integra, obrigatoriamente, uma avaliação psicopedagógica da criança.



De acordo com o Despacho n.º 5048-B/2013, publicado no dia 12 de abril de 2013 que define as normas relacionadas com as matrículas, informamos:


- Na educação pré-escolar e no ensino básico, o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, entre o dia 15 de abril e o dia 15 de junho do ano letivo anterior àquele a que a matrícula respeita, na escola, no agrupamento de escolas ou no estabelecimento de educação pré-escolar do ensino público ou do ensino particular e cooperativos pretendidos.



- Com vista à matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, o pedido de matrícula pode ser efetuado, via Internet, na aplicação informática disponível no Portal das Escolas [www.portaldasescolas.pt], com o recurso à autenticação através de cartão de cidadão, ou, de modo presencial, nos locais indicados pelo agrupamento.


 



Direção de Serviços da Região Norte (DSRN)Email: matriculaseletronicas.dsrn@dgeste.mec.ptTelefone: 225 191 989

Direção de Serviços da Região Centro (DSRC)Email: matriculaseletronicas.dsrc@dgeste.mec.ptTelefone: 239 798 812 / 73 / 19

Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (DSRLVT)Email: matriculaseletronicas.dsrlvt@dgeste.mec.ptTelefone: 218 434 652

Direção de Serviços da Região do Alentejo (DSRA)Email: matriculaseletronicas.dsra@dgeste.mec.ptTelefone: 266 757 940

Direção de Serviços da Região do Algarve (DSRAl)Email: matriculaseletronicas.dsral@dgeste.mec.ptTelefone: 289 893 957

1 comentário:

  1. Olá. A minha filha faz seis anos em dezembro. Será que posso fazer o requerimento de antecipação da matrícula ou tem mesmo de se sujeitar às vagas?

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...