segunda-feira, 15 de junho de 2015

Adeus (a Alguns) Professores Contratados


Existem N versões sobre a data de saída, digo, termo de contrato para os docentes contratados.

Alguns... 

ficam ao serviço até ao término das reuniões de avaliação e de seguida gozam as férias;

outros ficam até ao último dia de aulas, deixam as propostas de avaliação ao diretor de turma e gozam as férias;

Outros os diretores estimam serviço garantido até 01 de Agosto. De seguida gozam férias. Ponto Final.

Outros os diretores garantem serviço (chamam-lhes alguns serviço de "informatização") até 31/08/2015, já com as férias, claro!

Consta a existência de outra técnica, marcar uma reunião para a última semana de Agosto...

Aqueles que tiveram a sorte de classificar provas / exames ficam por mais uns dias também... (estes até "pagam" para corrigirem 2ª fase e reapreciações, se fosse preciso)

Por vezes não é uma questão de igualdade a regra, mas de entendimento.

Depois alguns admiram-se que a DGAE solicite o registo biográfico/cópia do(s) contrato(s)... (ficaram tantos por "inspecionar") , mas como é que se pode comprovar ato ilicito no termo do contrato ? Não podem. Daí que deviam/podiam investigar os horários que foram alterados desde o primeiro dia, isto é, lançados com 8 horas e no dia de apresentação ficam com 22horas.

Ups , mas isso também não podem :) Porque não existem os contratos... nem aditamentos. Lá teremos de pagar ajudas de custo para assinarem os mesmos.

cada diretor faz o que quer, não existem regras! Digo, controlo das mesmas...

É uma questão do Agrupamento Sorte ou Azar.



Falta de planeamento por vezes implica aumento de despesa pública.

4 comentários:

  1. É mesmo tudo a olhómetro...
    E estar de licença de maternidade, ficar colocada com 10h anuais, entrar alguém a substituir e passar a 22h e agora, que volto, dizem-me que só tenho 10h... E se lá tivesse estado? Sou penalizada por usufruir de um direito?? Como é que um contrato (que não existe, bem entendido...) feito para substituição de outro tem mais horas que o que lhe deu origem? E com que fundamento? Se as horas não eram para a titular do horário, deveriam ter ido a concurso... Mas se estou a ver mal por ser implicada, vou esclarecer com advogado. Continua a haver (ou cada vez mais há) diretores(as) mais papistas que o Papa... Deve haver medalhas de mérito ou algum prémio para diretores instituído pelo MEC e que nós desconhecemos. Ou então trabalham para as condecorações...

    ResponderEliminar
  2. E até que o DGAE esclareça até quando quer efectivamente os docentes contratados a termo incerto, ainda bem que há directores que arranjam expedientes para eles ficarem o mais tempo possível.

    Frankie

    ResponderEliminar
  3. Prejudicou-a em quê? Entrou com 10 horas e continua com 10 horas. Aliás ainda deve ter mais 3 por conta da amamentação. Quando aceitou 10 horas sabia para o que ia, ou foi enganada? Ninguém a obrigou a concorreu para um horário pequeno. E já tentou saber o porquê do seu colega ter leccionado 22 horas na sua ausência?

    ResponderEliminar
  4. Boa noite

    Poderá dizer-me qual a legislação referente aos docentes contratados a termo incerto?

    Obrigada

    ResponderEliminar


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...