domingo, 18 de maio de 2014

É este o plano para a Educação ? CQEP ?

Será o programa em que limita a internet da parte da manhã ? ehehe

"Ensino Básico e Secundário
Está já em funcionamento o novo sistema informático para a gestão, planeamento e avaliação do sistema de ensino, servindo de ferramenta de monitorização através da geração de indicadores de desempenho das escolas em tempo real.
O Governo está ainda a trabalhar no sentido de melhorar a qualidade da docência. Por um lado, procedeu-se a uma revisão das habilitações para a docência, reforçando a componente científica dos cursos superiores de educação e foi criada uma prova de avaliação dos conhecimentos e capacidades para seleção dos docentes. Por outro lado, estão a ser preparadas medidas visando a atualização científica e a formação contínua de docentes.
Ainda neste âmbito, o Governo está a desenvolver a nova rede de Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), articulada com o Serviço Público de Emprego e com as escolas locais, com vista a apoiar os jovens na escolha da oferta educativa ou formativa que melhor se ajuste ao seu perfil (também com o apoio dos serviços de orientação profissional) ou proporcionar uma melhor orientação aos adultos para ofertas educativas e formativas existentes. Outro importante projeto que está previsto para breve é a elaboração de um guia metodológico de aprendizagem ao longo da vida. O objectivo é o de definir cerca de 80 profissões com grande relevância económica e adequar a oferta de educação ao longo da vida às necessidades destas profissões, um trabalho que será sempre desenvolvido em articulação com os centros de emprego e o sector privado.
in http://www.portugal.gov.pt/media/1424520/20140517-caminho-crescimento.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário


Agradeço o seu contributo com interesse público e de forma séria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...